top of page
Buscar

A importância do uso dos EPI's

  • Foto do escritor: Rodrigo C. Pupo
    Rodrigo C. Pupo
  • 5 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Uma das grandes preocupações das empresas é - ou deveria ser - a segurança dos profissionais trabalham para elas, sejam funcionários contratados ou prestadores de serviço terceirizados. Afinal de contas, é responsabilidade delas zelar pela integridade das pessoas que estão usando e/ou representando sua marca.


Pensando na saúde e bem estar dos colaboradores, sempre que necessário as empresas devem fornecer - exigindo seu uso da maneira certa - os equipamentos de proteção individual, os chamados EPI's. Mas para que servem estes acessórios?


Como o próprio nome diz, estes equipamentos servem para garantir a integridade física dos profissionais durante a execução de atividades que envolvam riscos, reduzindo a gravidade dos danos em caso de acidente.


Entretanto, o que se vê com uma frequência cada vez maior é uma certa negligência por parte dos trabalhadores em relação ao uso dos EPI's. Seja por excesso de confiança, por desconhecimento ou por achar que as coisas só acontecem com os outros, o fato é que mortes poderiam ser evitadas e ferimentos graves minimizados com o uso correto desses equipamentos.


Nesta semana, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, um trabalhador morreu após ser atropelado por um veículo de outra empresa, durante trabalhos de manutenção na pista de pousos e decolagens. O acidente ocorreu de madrugada, quando o movimento de aeronaves é bem menor. O motorista alegou que não viu o trabalhador a tempo pois ele não usava o colete refletivo, o que foi confirmado por outras testemunhas. Não se sabe por que o equipamento não estava sendo usado, mas o fato é que mais uma vida foi perdida devido à falta do EPI.


É muito importante o profissional entender que a exigência do uso correto dos EPI's durante a execução do trabalho não é um capricho da empresa, como muita gente, infelizmente, ainda pensa. O caso ocorrido em Viracopos comprovou que sua utilização adequada pode ser a diferença entre a vida e a morte.


Fez sentido para você?


Curta, comente e compartilhe.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Bandeira Vermelha: e agora?

Desde o começo de junho, está em vigor a bandeira vermelha patamar 1. Isto significa que, para cada 100kwh consumidos, haverá um...

 
 
 

Comentários


bottom of page