top of page
Buscar

A importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas

  • Foto do escritor: Rodrigo C. Pupo
    Rodrigo C. Pupo
  • 25 de fev. de 2025
  • 2 min de leitura

Quem tem imóvel sabe da importância da conservação do bem, seja para valorização ou por segurança. Quem nunca ficou preocupado com uma trinca na parede ou incomodado com aquela mancha embolorada na pintura? Seja por gosto ou por necessidade, alguma reforma ou outro tipo de intervenção é feita, sobretudo na arquitetura da edificação.


Quem nunca sentiu vontade de trocar a cor da pintura ou remover aquela parede para dar mais amplitude, fluidez e funcionalidade ao ambiente? O fato é que tudo o que causa impacto aos nossos olhos é tratado com prioridade.


Porém, há um ponto tão importante quanto a própria estrutura da edificação que não recebe a devida atenção : as instalações elétricas.


De acordo com o corpo de bombeiros e agências reguladoras de todos os estados, mais da metade dos incêndios em imóveis tem origem na parte elétrica, seja por sobrecarga ou curto circuito. Mas por que isso acontece?


Um erro muito comum em relação às instalações elétricas é achar que elas são "eternas", e que uma vez concluídas jamais precisarão passar por alguma revisão. Isso não é verdade, pois ao longo do tempo os cabos vão perdendo sua capacidade de condução de corrente, aumentando sua resistência e acarretando aumento do consumo. Da mesma forma, a isolação elétrica vai ficando comprometida até ocorrer um curto circuito, causando incêndios que podem, em alguns casos, ser fatais.


Outra conduta bastante comum na maioria dos imóveis é ligar mais aparelhos e equipamentos do que a instalação aguenta. Isso é perigoso, pois essa carga extra causa superaquecimento nos cabos, causando, em muitas situações, o derretimento da camada de isolação, aumentando o risco de incêndio causado por curto circuito.


Por isso é importante uma revisão periódica nas instalações elétricas. Pelo menos uma vez ao ano deve-se fazer uma inspeção detalhada, validando as condições dos cabos, tomadas interruptores e disjuntores. Recomenda-se a troca dos condutores menos a cada dez anos.


Outro ponto importante: em caso de aumento da carga instalada no imóvel, é aconselhável buscar ajuda profissional para uma avaliação da instalação, e se for necessário, um engenheiro eletricista deve redimensionar a estrutura, com os condutores adequados à nova situação.


Para finalizar, sempre busque profissionais legalmente habilitados e devidamente capacitados. Assim, você poderá continuar desfrutando do seu imóvel com conforto e segurança.


Fez sentido para você?


Opine.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A importância do uso dos EPI's

Uma das grandes preocupações das empresas é - ou deveria ser - a segurança dos profissionais trabalham para elas, sejam funcionários...

 
 
 
Bandeira Vermelha: e agora?

Desde o começo de junho, está em vigor a bandeira vermelha patamar 1. Isto significa que, para cada 100kwh consumidos, haverá um...

 
 
 

1 comentário


Ana Manuela
Ana Manuela
25 de fev. de 2025

Revisões periódicas são extremamente necessárias. 👏

Curtir
bottom of page